A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é um distúrbio de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de um a quatro molares permanentes com ou sem envolvimento dos incisivos com inúmeras consequências clínicas tais como:

✴️ fraturas logo após a erupção dentária;
✴️ sensibilidade exacerbada;
✴️ maior risco à lesão cariosa;
adesão deficiente e necessidade de mais retratamento restaurador.

A causa ainda não foi estabelecida, além da questão hereditária, estudos mostram que alterações na gestação e alterações sistêmicas que a criança tenha sofrido nos primeiros anos de vida podem estar associados à HMI, como problemas respiratórios, febre alta, prematuridade e baixo peso ao nascimento, dioxinas, uso de antibióticos, entre outros.

⚠️⚠️⚠️ COMO IDENTIFICAR?

⚠️ Manchas escurecidas nos primeiros molares ou incisivos;
⚠️ As manchas são na maioria das vezes concentradas;
⚠️ Aspecto de esmalte poroso;
⚠️ Fragilizado e quebradiço;
⚠️ Presença de sensibilidade em alguns casos.

✅✅✅ TRATAMENTOS

O tratamento da criança afetada pela HMI varia desde abordagens de prevenção, restauradoras até extrações de acordo com a severidade. A decisão da modalidade de tratamento a ser empregada depende da avaliação do odontopediatra. É importante que a HMI seja diagnosticada o mais cedo possível, garantindo que um tratamento adequado possa ser realizado e em um período de tempo ideal. A detecção precoce, logo após a erupção do dente afetado, possibilita que as medidas preventivas adequadas sejam tomadas e uma maior quantidade de tecido dentário seja preservada.

Mantenha as consultas do seu filho em dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *